mongodb e twisted

Há algum tempo venho fazendo testes com o MongoDB pra casos específicos onde um RDBM tradicional como MySQL ou PostgreSQL não se encaixa muito bem.

Um dos casos onde um banco de dados baseado em objetos como o MongoDB se encaixa perfeitamente, é em um dos meus sistemas comerciais de telefonia, o Nuswit.

Lá, o usuário pode criar uma campanha de tele mensagem e colocar variáveis, que serão usadas para ligar para as pessoas e falar algumas coisas dinâmicas, sintetizando o texto em voz. Hoje, cada vez que o usuário cria uma campanha, pode importar uma planilha ou arquivo CSV, e então o sistema uma cria nova tabela no Sqlite com os campos que o usuário definiu na campanha, de acordo com essas tais variáveis.

Por isso, não é possível ter uma tabela estática, muito menos fazer relacionamentos pra usar a tabela no estilo chave=valor, pois essa mesma tabela é usada pros relatórios que o usuário baixa após o término da campanha.

Nesse caso, o MongoDB se encaixa perfeitamente. É muito mais simples criar uma coleção de dados com o mesmo nome da campanha, e importar documentos tipo JSON (nome=x, telefone=y, cpf=z) do que criar uma nova tabela com esses campos.

Além do mais, a API do pymongo é muito mais decente do que qualquer coisa parecida com SQL, pois os databases e collections são objetos do Python.

O único problema com o pymongo é que ele foi feito pra controlar e manter um pool de conexões com o banco, totalmente síncrono. Pra usar o pymongo em servidores como os que tenho feito ultimamente, assíncronos, baseados em Twisted, é necessário mandar todas as chamadas do banco pra um thread (usando callInThread ou deferToThread).

Pra solucionar esse problema, passei a frequentar o #mongodb na freenode, e em contato com o autor do pymongo, acabei criando uma versão assíncrona do driver, baseado em Twisted, que mantém o mesmo estilo da API original.

Agora, a integração entre Twisted e MongoDB está muito mais decente, usando pymonga.

Anúncios

One Comment on “mongodb e twisted”

  1. gleicon disse:

    ficou fera este esquema ai, twistedman :)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s