btbuckets.com

Um dos projetos interessantes que trabalhei esse ano foi o btbuckets.com. Como eu não tinha muita experiência com behavioral targeting, foi meio complicado pra entender alguns conceitos e detalhes, mas pra minha sorte a empresa já havia planejado tudo e o trabalho se desenrolou mesmo na programação.

A configuração e uso do sistema é bem simples, como mostrada nesse webcast. Basicamente, permite segmentar e identificar os usuários que acessam seu site, e colocá-los em “baldes”. Assim, uma nova visita do usuário que já pertence a algum dos “baldes” pode mudar o comportamento do site e mostrar algo novo, diferente, em que ele realmente esteja interessado.

Se um site como globoesporte.globo.com usasse essa ferramenta, poderia identificar palmeirenses como eu após meia dúzia de cliques, e então quando eu voltasse ao site, nessa época do ano, já mostraria pelo menos um link direto com as transferências de jogadores do meu time.

As possibilidades de segmentação são infinitas, e os objetivos da segmentação também. Mostrar um link, um banner, uma propaganda, oferecer um produto, sempre de acordo com o comportamento prévio de cada um dos usuários que acessam seu site. Bacana, hein?

Para aguentar a carga dos milhões de usuários previstos para esse sistema, fizemos algo muito interessante na infra-estrutura interna. Ao invés de quebrar a cabeça (e o bolso) com clusters e link dedicado em datacenter, adotamos uma postura bem moderna.

O site em si, roda no Amazon EC2, e além de prover o frontend, armazena os cadastros de usuários e informações relacionadas aos baldes. O motor, que faz as contagens de acesso e valida as regras, que executa um trabalho pesado, roda no Google App Engine.

Desenvolvemos um mecanismo de sincronia entre eles, e quando um usuário se cadastra no btbuckets.com (amazon ec2) e cria suas regras, elas são sincronizadas com o motor (google app engine) que recebe os milhões de acessos diários pelas tags JS em cada site desses usuários.

Portanto, não há dúvida que o sistema estará sempre disponível para segmentar os usuários que acessam seu site, e não custa nada. Está esperando o que?

Anúncios

2 Comentários on “btbuckets.com”

  1. lucas disse:

    tem umas empresas q fazem isso com header enrichment, chega um X-Salada: userdetails no seu webserver e de lah vc se vira.
    me add no msn. lucasfontes _ msn dot com

  2. Phillip disse:

    Thanks for the post, Alex! I do recommend users to visit our blog for examples: btbuckets.com/blog

    Cheers,
    Phillip


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s