vmware esxi

Mandaram muito bem dessa vez. Eu sou bem fã dos produtos da VMWare, de longa data. Quando meu desktop era Ubuntu, eu costumava usar o VMWare Server (free) pra criar máquinas virtuais de desenvolvimento e não bagunçar minha máquina. Hoje, no Mac OS X, comprei uma licença do VMWare Fusion e faço o mesmo esquema… compilar asterisk, toolchain de iPhone e Symbian, etc e tal.

Hoje instalei o VMWare ESXi (free) e achei bem legal. É um OS bem pequeno, cerca de 32MB que faz a função de um hypervisor nativo, com um console de administração bem legal – mas não tão legal assim.

Foi um pouco complicado até descobrir que pra instalar ele em disco IDE precisa fazer uma pequena gambi no instalador em python. Depois, tive que ignorar a placa de rede onboard que é uma Bridgecom, e também outras duas Realtek, pois ambas não possuem suporte. Aí, coloquei uma 3com guerreira e rolou no primeiro boot.

Depois de instalado, acessei o IP dele no firefox e então pude baixar o VMWare Infrastructure Client (VI Client). Como era um arquivo executável de Windows, tentei rodar pelo Crossover no Mac mas não rolou. Daí tive que ir no método tradicional e usar um Windows XP que está dentro do VMWare Fusion.

picture-2

Como nunca tinha usado o vi client, demorei um pouco até sacar que era necessário primeiro criar um datastore, e depois criar uma máquina virtual pro primeiro Ubuntu 8.10 server. Depois, outro sofrimento: não consegui de jeito nenhum fazer a máquina virtual iniciar pelo cdrom, e então usei o datastore browser pra enviar o ISO do instalador, e configurei a máquina virtual para iniciar usando ele como cdrom.

Aí rolou, e já peguei a manha do negócio. Acho que comparando com o que há de disponível em todos os aspectos entre Xen e VMWare, o ESXi está um pouco mais “profissional”. Fora os quesitos de desempenho, alocação de PCI e coisas específicas em que o Xen é sem dúvida muito mais flexível, o ESXi ainda vale a pena pela facilidade na administração, além de permitir uma atualização (paga) para um ambiente enterprise, aí já com o Virtual Center.

O fato é que agora meu servidor de casa ficou muito mais interessante. Uma máquina com 8GB de ram, 1TB de disco, e um Intel core 2 duo agora suporta no mínimo uns 10 servidores “bons”.

Anúncios

One Comment on “vmware esxi”

  1. […] os x, mas acabei desistindo porque estava demorando muito. Então, criei uma máquina virtual no vmware esxi com ubuntu 8.10 (intrepid) e comecei a seguir os passos para instalar o gnupoc, no site do Martin […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s